Fotos de satélite mostram centro de pesquisa sírio antes e depois de ataque dos EUA

16 Abr 2018 em Locais, Notícias

ataquesiria

bombardeio lançado pelos Estados Unidos, França e Reino Unido, na sexta-feira (13), contra o governo de Bashar Al-Assad teve três alvos ligados ao programa de armamento químico sírio perto de Damasco e no centro do país.

Imagens de satélite divulgadas pela agência Associated Press mostram o centro de Pesquisa e Desenvolvimento Barzah, nos arredores de Damasco, antes do bombardeio, e no sábado (15), após ser atingido por mísseis.

Fonte: G1

Currais Novos receberá etapa do Rally RN 1500 nos próximos dias 14 e 15

06 Abr 2018 em Locais, Notícias

2017rngreogoriocastelani

Currais Novos será uma das paradas obrigatórias de uma das mais importantes provas de Rally do país, o “Rally RN 1500”, que neste ano celebra sua 20ª edição numa prova de mais de 800km entre os dias 11 e 15 de abril. Na manhã desta terça-feira (03), o Prefeito Odon Jr se reuniu com o diretor geral da competição, Kleber Tinoco, e com a produtora Valéria Costa, para definirem o apoio do município ao Rally. “Este é um importante evento para a nossa cidade, e a Prefeitura é parceira da competição”, disse o Prefeito, que ressaltou a importância do evento para o turismo local.

A reunião também contou com a presença dos secretários Ana Albuquerque (Turismo), Fátima Barros (Agricultura), Luciano Oséas (Saúde), e Lucas Galvão (Obras), dos coordenadores Socorro Góes (SEMTUR), Diana Almeida (SEMAAB), Wilton Júnior (SEMTHAS), e Andrezza Maiara (Engenheira Ambiental).

O 20º Rally RN 1500 é válido pelo Campeonato Brasileiro de Rally Off-Road para carros, motos, quadriciclos e UTVs, e é organizada pela KTC Produções e supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo e Confederação Brasileira de Automobilismo. Currais Novos receberá a terceira etapa na competição no próximo dia 14, e no dia 15, os competidores largam em direção à Bom Jesus.

Fonte: Jean Souza

Hospital de Currais Novos ganha primeira UTI Neonatal do Seridó

16 Mar 2018 em Locais, Notícias

bebês-neonatal

O Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), dá continuidade ao processo de regionalização da saúde com a abertura da primeira UTI Neonatal da região do Seridó, que funcionará no Hospital Regional Mariano Coelho, em Currais Novos. Com recursos próprios o Governo está investindo cerca de R$ 1,5 milhão (um milhão e meio) na construção de 10 leitos da UTI Neonatal, além da reforma e ampliação dos leitos de UTI adulto, passando de quatro para dez.

Os dois espaços contarão com posto de enfermagem, vestiário, área de repouso para servidores e compra de novos equipamentos. A previsão de conclusão das obras é para o final do mês de abril. Os profissionais que irão atuar na unidade serão convocados dentre os aprovados no processo seletivo e concurso público promovidos pela Sesap.

Com a nova UTI Neonatal o hospital irá expandir seus serviços, tornando-se referência na área materno-infantil. No ano de 2017 foram realizados 669 partos na unidade, numa média de 56 partos por mês. “É com muita alegria e satisfação que aguardamos a conclusão das obras da UTI Neo com 10 leitos, ela será pioneira no Seridó, assim como a ampliação dos leitos de UTI adulto. É um investimento que trará um retorno imenso para a população, que receberá um serviço de alto nível”, avaliou o diretor geral do hospital, Nicholas Carvalho.

O hospital realiza uma média de 3 mil atendimentos por mês nas áreas de urgência, emergência, clínica médica e cirúrgica, cirurgias obstétricas e ginecológicas, internamentos clínicos e pediátricos, além dos serviços de odontologia, fonoaudiologia e psicologia clínica.

A unidade possui atualmente 84 leitos, entre cirurgia, clínica, obstetrícia e pediatria clínica, dando suporte a aproximadamente 60 municípios de todo o RN, sendo 25 da região do Seridó. Após as reformas o hospital contará com 100 leitos no total, garantindo um atendimento qualificado aos recém-nascidos, mães e toda a população do Seridó.

Fonte: Jean Souza

AVENTURA: 20º Rally RN 1500 define percurso; Currais Novos será base para as equipes

14 Mar 2018 em Locais, Notícias

honda-no-rally-rn-1500

O Rally RN 1500, que completa sua 20ª edição neste ano, já tem seu percurso definido. Sempre com a filosofia de proporcionar uma prova completa, com a característica de diversidade de terrenos, a organização preparou uma prova com 838 quilômetros pelo estado do Rio Grande do Norte, com 568 quilômetros de especiais (trechos cronometrados). As cidades de São Miguel do Gostoso, Assu, Currais Novos e Bom Jesus serão bases da prova deste ano.

O 20º Rally RN 1500 será válido pelo Campeonato Brasileiro de Rally Off-Road para carros, motos, quadriciclos e UTVs, com organização da KTC Produções e supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

As inscrições seguem abertas e podem ser feitas no site oficial, www.rallyrn1500.com.br, até o dia 30 de março. Com a grande procura, a expectativa é de recorde de presença nas categorias Motos e UTV’s, fato que tem se repetido nos últimos anos e ratificado a força da competição.

Trechos com muita areia, sertão, pedra, riacho seco, trial, dunas e serras farão parte, mais uma vez, do cenário do 20º Rally RN 1500. São essas condições que costumam encantar e atratir pilotos e navegadores de todo o país e também do exterior ao longo de suas 19 edições. Emoção, adrenalina e muita técnica compõem a segunda etapa do Brasileiro de Rally Cross Country.

Fonte: Jean Souza

Inscrições do curso preparatório para o ENEM encerram nesta quinta-feira no CERES/C.Novos

01 Mar 2018 em Locais, Notícias

 

proceemlogo

 

 

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, recebe, até esta quinta-feira (01), inscrições para seu cursinho gratuito PROCEEM – Programa Complementar para Estudantes do Ensino Médio.

Preparatório para o Enem 2018,  o projeto segue em fase de pré-inscrição em Currais Novos. Pode participar da seleção o candidato que residir no estado do Rio Grande do Norte e que tiver cursado integralmente o ensino médio em escola pública municipal ou estadual, ou que está cursando, também em escola pública, o último ano desta etapa escolar.

Para o Ceres/Currais Novos estão sendo disponibilizadas 200 vagas, sendo 100 para o turno matutino e 100 para o turno vespertino.

As aulas vão iniciar no dia 05 de março.

 Por: Ana Paula

Bombeiros resgatam corpos de mineradores mortos em bodó

23 Fev 2018 em Locais, Notícias

 

whatsapp-image-2018-02-22-at-12.48.49

 

 

Uma equipe de bombeiros realizou na madrugada desta sexta -  feira (23) a retirada dos corpos de dois mineradores que foram soterrados na Mina Bodó, no município do mesmo nome, localizado na região central do Rio Grande do Norte. O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira(22), quando os operários instalavam explosivos para remoção de uma rocha. Havia um terceiro trabalhador na mina, mas ele estava em uma área mais afastada da galeria e conseguiu sair sem ferimentos graves.

 

De acordo com o capitão bombeiro Alcione Araújo, a remoção dos corpos teve inicio por volta da meia noite e foi concluída por volta das 3h da madrugada desta sexta-feira. O oficial explica que, quando a equipe chegou ao local, havia risco iminente de que a parte do teto da galeria desabasse mais uma vez. Por isso, foi necessário fazer um trabalho de escoramento nas paredes da mina antes de começar remover os corpos.

 

As operações na mina são realizadas pela empresa Bodó Mineração, que explora a scheelita. A empresa está regularizada junto ao Idema e ao Departamento Nacional de Produção Mineral e tem licença válida até 2021, conforme informou o Idema.

 

Fonte : Tribuna do Norte

Registros de Chuvas: ( Rádio Cabugi do Seridó )

23 Fev 2018 em Locais, Notícias

1474746691948

Passagem São João 40 mm

Sítio São Paulo 31 mm

Sítio São Roque 85 mm

Beira o Rio 60 mm

Sítio Retiro – Pera Lavrada 116 mm

Emparn Cruzeta 15.2 mm

Fazenda Seridó 40 mm

Riacho do Meio 60 mm

Alto Escuro 21 mm

Cachoeira preta 46 mm

Bananeiros 36 mm

Colonos – Parelhas 64 mm

Sítio recanto 62 mm

São João do Sabugi 29 mm

Nos Cachos – Comunidade de São João o Sabugi 110 mm

Poço da Pedra – Acari 63 mm

Sítio Coruja – Nova Palmeira 80 mm

Cacimba Velha15 mm

Povoado Santo Antônio da Cobra 80 mm

Carnaúba dos Dantas 45 mm

Monte do Galo 42 mm

Rajada 48 mm

Povoado Ermo 42 mm

Lagêdo 60 mm

Garrotes 65 mm

Boa Sorte 70 mm

Boqueirão 50 mm

Carnaúba de Baixo 38 mm

Curujinha 110 mm

Povoado Barra município de Parelhas 180 mm

Cachoeira 56 mm

Sítio Barro Branco – São José o Seridó 26 mm

Fazenda Trincheiras – Acari 65 mm

Fazenda Serrota – São José do Seridó 43 mm

Sítio Varzinha – Pedra Lavrada 110 mm

Pera Lavrada 120 mm

Ermo 42 mm

Poço da Pedra – Acari 63 mm

Ouro Branco 35 mm

Sítio Pau dos Ferros – Equador 50 mm

Certo Corá mais 100 mm

Bodó 130 mm

Várzea – Paraíba 70 mm

São José do Sabugi mais de 100

Povoado Currais Novos 30 mm

Sítio Cacimba – São José do Sabugi 55 mm

São José do Sabugi 100 mm

Vila dos Cocadas – Parelhas 51 mm

Malhada da areia 20 mm

Zangarelhas 25 mm

Sítio Barra o Rio 25 mm

No sitio Gerimum 56 mm

Sítio Marrequinhas – Várzea 81 mm

Sítio Cachoeirinha – Caicó 10 mm

Sítio Esquicho 50 mm

Fonte: Rádio Cabugi

Rio Potengi em Cerro Corá desce com grande volume d’agua

23 Fev 2018 em Locais, Notícias

 

 

Sem-título-5

 

O rio mais famoso do estado, que nasce na cabeceira da Serra de Santana no município de Cerro Corá/RN, ganhou um grande volume d’agua em decorrência da chuva de mais de 100mm que caiu nesta tarde de quinta feira (22/02) em Cerro Corá.

A correnteza bloqueou uma passagem seca usada pelo transporte escolar, rumo ao Açude Elói de Souza e depois a outros reservatórios e, por fim, o oceano. O Potengi deságua no Atlântico nas imediações da Ponte Eng. Newton Navarro, em Natal/RN.

 

Fonte: Jean Souza

Sertão potiguar deve ter boas chuvas nos próximos três meses, prevê Emparn

23 Fev 2018 em Locais, Notícias

barragem_27

O interior do Rio Grande do Norte terá um inverno com chuvas variando de normal a acima de normal nos meses de março, abril e maio de 2018. Essa foi a conclusão da II Reunião de Análise Climática para o Semiárido do Nordeste Brasileiro, realizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) e concluída nesta quinta-feira (22).

O resultado da reunião é semelhante a conclusão do encontro realizado em janeiro, pela Funceme, no Ceará. Mas desta vez, segundo o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, as condições climáticas estão ainda mais favoráveis para que ocorra chuvas no semiárido “a temperatura do Oceano Atlântico Sul que está mais quente e o resfriamento no Atlântico Norte que favorecem a permanência da Zona de Convergência Intertropical sobre a região Nordeste”. A Zona de Convergência Intertropical é o principal sistema causador de chuva no semiárido nordestino.

acude-rio-da-pedra-18

As chuvas são sinal de esperança para a população potiguar. Com seis anos seguidos de estiagem, o estado enfrenta a seca mais severa de todos os tempos. Os efeitos são preocupantes. Dos 167 municípios potiguares, 153 estão em situação de emergência por causa da escassez da água  – o que representa 92% do estado. Além das 16 cidades em colapso no abastecimento, 82 precisaram adotar sistemas de rodízio para ter água encanada. Ao longo destes anos, o governo estima que os prejuízos já passaram dos R$ 4 bilhões por causa da redução do rebanho e do plantio.

Fonte: G1

Detran descentraliza serviço e solicitação de CNH pode ser feita diretamente nas autoescolas do RN

23 Fev 2018 em Locais, Notícias

cnh (1)

Apartir de agora o cidadão potiguar pode abrir processos referentes a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Rio Grande do Norte, as conhecidas autoescolas. A iniciativa faz parte do projeto do Detran de descentralizar os serviços oferecidos pelo órgão.

O diretor-geral do Detran, Eduardo Machado, explicou que as 94 autoescolas habilitadas pelo Detran em todo Rio Grande do Norte já estão aptas a realizar os procedimentos de abertura de processos de primeira habilitação e renovação de CNH, como também os de adicionar e mudar a categoria da CNH.

De acordo com o setor de Estatística do Detran, no ano de 2017 foram realizados 208.279 atendimentos referentes a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Desse total, 70% foram requisições feitas por condutores do sexo masculino e 30% do feminino. O município com maior número de procedimentos foi Natal (114.425), seguido de Mossoró (30.435) e Parnamirim (15.431).

 Fonte: G1


SIDY'S NAS REDES SOCIAIS



Botch das divs centrais
COPYRIGHT 2014 - SIDY’S TV A CABO | DESENVOLVIDO PELA TAG CRIATIVA | CAIO VIDAL