Aulas são suspensas após temperaturas chegarem a – 67º C em região da Rússia

17 Jan 2018 em Mundo, Notícias

russia-cold-weather-fran

Nem os termômetros aguentaram a queda nas temperaturas na remota região russa de Yakutia, que atingiu – 67º C em algumas áreas nesta terça (16).

Nessa região, a cerca de 5.300 km de Moscou e onde vivem 1 milhão de pessoas, os estudantes costumam ir à escola mesmo quando a temperatura chega a – 40º C. Mas nesta terça as aulas foram canceladas e a polícia mandou os pais deixarem seus filhos em casa.

Fonte: G1

Justiça da Alemanha rejeita indulto para ‘contador de Auschwitz’

17 Jan 2018 em Mundo, Notícias

contador-auschwitz

A Procuradoria da Alemanha rechaçou o indulto solicitado pelo nonagenário Oskar Gröning, ex-membro da SS (polícia de Estado de Adolf Hitler) conhecido como o “contador de Auschwitz”, que foi condenado em 2015 a quatro anos de prisão por cumplicidade no assassinato de 300 mil judeus.

Segundo informou nesta quarta-feira (16) a emissora regional “NDR”, a procuradoria de Lüneburg (cidade do norte da Alemanha onde foi condenado) confirmou a negação do indulto. Agora a última opção de Gröning para evitar a prisão é solicitar seu perdão ao departamento de Justiça do estado federado da Baixa-Saxônia.

A procuradoria de Hanover tinha assinalado recentemente sua intenção de convocar em breve o idoso, de 96 anos, para sua transferência à prisão, depois que o Tribunal Constitucional rejeitou o recurso apresentado por seus advogados alegando que não se tinha levado em conta o precário estado de saúde do condenado.

 

Trezentos mil mortos

 

Segundo foi relatado no julgamento, Gröning entrou em 1941, então com 20 anos, nas Waffen-SS e dois anos depois começou a ajudar em Auschwitz, onde assumiu a incumbência de confiscar as posses dos deportados e de fazer as correspondentes transferências a Berlim.

A acusação se centrou no seu papel na chamada “Operação Hungria”, de meados de 1944, quando chegaram a Auschwitz cerca de 450 mil judeus, dos quais 300 mil foram assassinados.

Gröning, que após a queda do nazismo passou por um campo de internação britânico e depois voltou à vida civil como contador em uma fábrica de vidro, foi indiciado em 1977, mas absolvido em 1988.

O processo contra Gröning foi o expoente dos julgamentos tardios por crimes do nazismo, abertos após o precedente fixado pelo caso do ucraniano John Demjanjuk, condenado em 2011 a cinco anos de prisão por cumplicidade nas mortes do campo de extermínio de Sobibor, na Polônia ocupada.

Gröning admitiu no processo sua “cumplicidade moral” nas mortes do campo de extermínio de Auschwitz, onde realizou tarefas como a apreensão e administração do dinheiro e as posses de quem chegava como deportado.

O processado expressou seu arrependimento e pediu perdão aos sobreviventes e familiares das vítimas da acusação, além de lamentar não ter agido em consequência diante de crimes dos quais, segundo disse, foi perfeitamente consciente.

A condenação a quatro anos de prisão superou o pedido da procuradoria – que tinha solicitado três anos e meio -, enquanto a defesa pedia a absolvição do acusado.

 Fonte: G1

Papa Francisco embarca para visitar o Chile e o Peru

15 Jan 2018 em Mundo, Notícias

2018-01-15t082036z-539801411-rc1e3cb81510-rtrmadp-3-pope-chile-departure

papa Francisco iniciou nesta na manhã desta segunda-feira (15) sua 22ª viagem ao exterior, com destino ao Chile, onde fica de 15 a 18 de janeiro, e ao Peru, com estada de 18 a 21 de janeiro.

O pontífice partiu às 6h (horário de Brasília) do aeroporto de Fiumicino, em Roma.

A viagem do papa se anuncia como complexa, afirmou cardeal Pietro Parolin, que admitiu na semana passada que “não será uma viagem simples”.

Durante sua permanência de três dias no Chile (de 15 a 18 de janeiro) , Francisco se reunirá com autoridades, comunidades indígenas, religiosos e pessoas carentes, em Santiago, Temuco (600 km ao sul de Santiago) e Iquique (1.800 km ao norte), onde vai celebrar missas.

O papa argentino, de 81 anos, volta a um Chile muito diferente do que conheceu em seus anos de seminarista, nos anos 1970.

Francisco será recebido pela atual presidente, Michelle Bachelet, uma dirigente laica que promoveu o matrimônio homossexual e a descriminalização do aborto, medidas muito criticadas pela Igreja.

Sua visita ao Chile também poderá ser marcada por manifestações de associações internacionais de vítimas de abusos sexuais por parte de padres da Igreja católica.

“A Igreja tem problemas e aposta em um discurso de valorização e reafirmação, apontando para o reforço da família, a rejeição ao aborto e ao casamento homossexual, mas atravessa conflitos internos: sacerdotes que cometeram abusos sexuais”, afirma Cristian Parker, especialista em sociologia da religão da Universidade de Santiago.

Fonte: G1

Ricky Martin anuncia casamento com Jwan Yosef

11 Jan 2018 em Mundo, Notícias

la-special-screening-fran

O cantor porto-riquenho Ricky Martin anunciou nesta quarta-feira (10) que já está casado com o pintor sírio-sueco Jwan Yosef, com quem vive junto desde 2016.

Martin concedeu entrevista para a emissora “E!”. Segundo ele, todos os procedimentos necessários, como a assinatura de documentos e troca de votos, já foram realizados para o matrimônio entre eles.

“Sou casado, mas vamos fazer uma grande festa daqui alguns meses. Vou divulgá-la”, indicou o cantor.

O casal, que começou a sair em 2016, tinha anunciado o compromisso no programa da apresentadora Ellen DeGeneres.

Há poucos dias, os dois mostraram a casa onde estão vivendo para uma revista especializada em arquitetura em uma reportagem na qual aparecem também os filhos de Martin.

 Fonte: G1

Presidente do Peru começa a ser interrogado por caso Odebrecht

28 Dez 2017 em Mundo, Notícias

kuczynski

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, começou a ser interrogado nesta quinta-feira (28) por procuradores anticorrupção em uma investigação pela assessoria dada à empreiteira brasileira Odebrecht quando ele era ministro, informou o governo.

A Procuradoria visa a determinar se o presidente ou alguma de suas consultorias se beneficiou ou influenciou na concessão de obras públicas concedidas à Odebrecht.

Quase na mesma hora, chegou à sede da Procuradoria para prestar depoimento a líder opositora Keiko Fujimori, em uma investigação sobre o financiamento de suas campanha eleitorais.

É a segunda vez que o presidente responde à Procuradoria pelo mesmo caso.

Após a denúncia de que a Odebrecht pagou mais de US$ 782 mil a empresa de Kuczynski, o Congresso peruano abriu um processo de impeachment contra ele, mas não obteve os votos necessários para a saída do presidente.

Kuczynski afirma que foi seu ex-sócio quem assinou e geriu um contrato de assessoria financeira da Odebrecht e que ele nunca soube do mesmo porque levantou uma “muralha chinesa” para distanciar-se da atividade privada de sua companhia.

Fonte: G1

Virei a página em 2017: ‘Ano de conquistas’, diz trans que realizou sonho de tirar os seios

28 Dez 2017 em Mundo, Notícias

jovem-trans-saocarlos

Quando alguém pergunta ao estudante Arthur Luchiari como foi 2017, ele não hesita em responder: “Foi um ano de conquistas e vida nova”. Aos 21 anos, o jovem trans de São Carlos (SP) realizou seu maior sonho: retirar os seios.

Com o apoio da mãe, muita pesquisa e um empréstimo de R$ 13 mil no banco, Luchiari realizou a mastectomia no dia 20 de novembro em Brasília.

“Procurei alguém que fosse especializado na área, que o corte fosse bom. No começo, minha mãe ficou com um pouco de medo por ser tão longe, mas, como sempre, ela me apoiou, foi comigo até a clínica, me deu banho e cuidou de mim.”

Virei a página em 2017 é uma série de reportagens do G1 que vai contar histórias de pessoas que, assim como Arthur, alcançaram um sonho, superaram uma dificuldade ou mudaram de vida neste ano que termina.

Fonte: G1

Dissidente chinês é condenado a oito anos de prisão por subversão

26 Dez 2017 em Mundo, Notícias

china-human-rights-fran

Um dissidente chinês foi condenado nesta terça-feira (26) a oito anos de prisão, a sentença mais severa imposta a um defensor dos direitos humanos desde a reeleição de Xi Jinping como presidente da China em outubro.

Wu Gan, detido em maio de 2015 quando trabalhava em um escritório de advocacia de Pequim, foi condenado por um tribunal da cidade de Tianjin por tentativa de “subversão”, afirmou à AFP seu advogado, Ge Yongxi, do lado de fora do palácio de justiça, ao qual a imprensa estrangeira não teve acesso.

A sentença parece ser a mais severa contra dissidentes na China desde junho de 2016, quando dois membros do Partido Democrático chinês, Lu Gengsong e Chen Shuqing, foram condenados, respectivamente, a 11 e 10 anos e meio de prisão pelo mesmo motivo.

Também é a maior condenação desde o Congresso do Partido Comunista Chinês, quando o presidente Xi pediu a “defesa da autoridade do partido e do sistema socialista chinês e a oposição categórica a qualquer palavra ou ação que os abalem”.

Fonte: G1

Congresso peruano rejeita impeachment do presidente Pedro Pablo Kuczynski

22 Dez 2017 em Mundo, Notícias

2017-12-21t172703z-2011888904-rc12be826880-rtrmadp-3-peru-politics

Após quase 14 horas de sessão, o Congresso peruano não conseguiu votos suficientes para o impeachment do presidente Pedro Pablo Kuczynski por “incapacidade moral”. O processo foi aberto dias depois de a empreiteira brasileira Odebrecht revelar o pagamento de propinas milionárias a empresas ligadas a ele.

Para o impeachment de Kuczynski, conhecido como PPK, eram necessários 87 votos dos parlamentares. No entanto, o plenário contabilizou 78 votos a favor da saída do presidente peruano, 19 contra e 21 abstenções.

Fonte: G1

Empresa chinesa transforma cocô de panda em lenço de papel

20 Dez 2017 em Mundo, Notícias

pandapoo

A empresa chinesa Qianwei Fengsheng Paper Company resolveu aproveitar as fibras das fezes dos pandas gigantes para fabricar papel higiênico, lenços de papel e outros produtos domésticos.

Com sede na província de Sichuan, no sudoeste da China, a empresa se associou ao Centro Chinês para a Conservação e Pesquisa do Panda Gigante para reciclar as fezes e os restos de alimentos desse animal.

Os produtos serão comercializados em breve na China e contarão com um atraente logotipo, que a imagem desse grande mamífero de pelagem negra e branca, segundo o jornal local “Chengdu Business Daily”.

Fonte: G1

Parlamento argentino aprova reforma da previdência

19 Dez 2017 em Mundo, Notícias

argentina-pensions-fran

O Parlamento argentino aprovou a controversa reforma da previdência na manhã desta terça-feira (19) apesar dos violentos protestos no país desde quinta-feira (14) e uma greve nos transportes, deflagrada à meia-noite.

Os deputados argentinos passaram a madrugada tentando votar o projeto, que recebeu 128 votos a favor, 116 contra e duas abstenções, após 17 horas de sessão, segundo o “Clarín”. De acordo com a AFP, a reforma impacta a receita de cerca de 17 milhões de aposentados, pobres e deficientes, entre outros, em uma população de 42 milhões.

Nesta manhã, manifestantes contrários à reforma permaneciam nas ruas. Na segunda-feira (18), enquanto os deputados tentavam aprovar o projeto, houve um violento protesto.

A polícia disparou balas de borracha, gás lacrimogêneo e jatos de água e em retribuição recebeu pedradas. Segundo o jornal “Clarín”, o confronto teve início por volta das 13h30 e durou mais de duas horas naquele ponto. A Guarda Nacional foi acionada.

O protesto deixou ao menos 109 feridos, entre civis e policiais, de acordo com um balanço divulgado pelo Sistema de Atenção Médica de Emergências de Buenos Aires. O jornal “La Nación” traz um balanço maior: 162 feridos (entre eles, 88 policiais). O Ministério de Segurança da Cidade informou que 60 pessoas foram detidas.

Fonte: G1


SIDY'S NAS REDES SOCIAIS



Botch das divs centrais
COPYRIGHT 2014 - SIDY’S TV A CABO | DESENVOLVIDO PELA TAG CRIATIVA | CAIO VIDAL